quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PROJETO DE APRENDIZAGEM


Meu projeto de aprendizagem , linkado ao meu projeto de vida, está voltado para a aplicação de metodologias ativas apoiadas por tecnologias digitais (TDIC) para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. 

Para quem ainda não está familiarizado, as metodologias ativas na educação correspondem a um método de ensino onde o aluno, e não o professor, é o protagonista do seu processo de aprendizado. Ou seja, o papel do professor não é o de transmitir informações e conhecimento, mas sim o de gestor e curador do processo de aprendizagem apresentando ao aluno caminhos, alternativas, fontes, análises, avaliações...Por esta metodologia, professor e aluno, juntos, são intermediadores do processo - ensinando e aprendendo juntos. Para o docente que nunca experimentou esta metodologia, tudo isto pode parecer muito distante da realidade das salas de aula. Pois eu faço, então, um desafio: EXPERIMENTE!!! E, se em algum momento você achou gratificante a profissão do professor, acredite, você viverá uma experiência transformadora! Gratificante, ao usar as metodologias ativas, é ver e acompanhar o desenvolvimento não do aluno, mas sim da pessoa humana: ampliando, amplificando, descobrindo e redescobrindo-se! É isto mesmo o que acontece, pois passamos da dimensão do aprendizado dentro das paredes da escola para as potencialidades da aprendizagem da vida em si mesma!

Dentro do meu projeto de aprendizagem, preparei um roteiro com ações a implementar ou a incrementar, para as minhas atividades em sala de aula, a partir dos meus projetos de vida e de aprendizagem. Ele traz algumas ações no sentido de trabalhar com as metodologias ativas apoiadas pelas TDIC. Algumas destas ações eu já as pratico em sala de aula, outras serão novas experiências. Porém, mesmo as antigas práticas sempre devem ser revisitadas, reinventadas, mixadas com as experiências dos colegas, repaginadas pelos novos conhecimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário